UNIDADE 1 | CAPÍTULO 2

Bem-vindo!

Neste capítulo estudaremos

Fatores chave para um líder
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Líder

Poucas são as organizações que se preocupam em desenvolver as pessoas para assumirem cargos de liderança, talvez por acreditarem que um bom técnico será consequentemente um bom líder. Para liderar uma equipe, é preciso um líder que exerça influência sobre as pessoas, que saiba identificar o que as motiva, que consiga conectá-las, formando uma sinergia que mobilize o talento de cada uma delas.

Como normalmente as pessoas não são preparadas para assumir cargo de liderança, muitos gestores focam suas ações apenas nos resultados. Entendem que basta fazer toda a equipe trabalhar focada em atingir as metas e alcançar os resultados esperados pela empresa. Mas, na verdade, é preciso muito mais do que isso. Liderar é atrair, inspirar e motivar os outros para um caminho partilhado e diferenciado.

As competências do líder ocorrem dentro de um cenário bastante diferente de poucas décadas atrás, caracterizado pelo teletrabalho formal e informal, pelo mobile working etc. Estamos chamando aqui de teletrabalho informal aqueles vários momentos em que trabalhamos no celular, na sala de espera de um consultório, dentro das aeronaves, entre outras situações, não raras vezes, desequilibrando o necessário balanceamento entre a vida do trabalho e a vida pessoal.

Além das novas modalidades de trabalho, encontramos hoje importante diversificação no formato das equipes de trabalho. Em algumas situações, o gestor precisará formar uma equipe coesa; em outras, será necessário acionar uma rede de profissionais para a elaboração ou desenvolvimento de um projeto. Assim, ao analisarmos o perfil do líder, precisamos considerar esses elementos que influenciam e condicionam sua maneira de liderar.

Segundo Motta (1994), o que distingue o líder da maioria das pessoas é a maneira incomum de obter resultados. Apesar da genialidade dos líderes conhecidos na história, eles construíram uma rede de relacionamentos, em longo prazo, imprimindo sua marca e levando as pessoas a seguirem suas ideias e ideais. Nas organizações, o líder somente conseguirá exercer sua liderança se for capaz de interagir com os membros de sua equipe e ser percebido como líder; se for capaz de atuar como um mentor, adotando uma postura empática, reconhecendo e reagindo às emoções básicas de seus colaboradores. Emoções essas que podem também ser identificadas nas expressões faciais e gestuais dos membros da sua equipe. Para que o líder possa atuar de forma eficaz, deverá ter uma percepção clara de sua personalidade, incluindo potencialidades, limitações, crenças, motivações e emoções, para depois buscar compreender o mundo particular de cada um dos seus colaboradores. Como veremos a seguir, os nossos valores guiam as nossas percepções, escolhas e a nossa vida.

Lembre-se: liderança é um processo de influência formado por meio da relação entre o líder e sua equipe. A liderança não é fruto apenas do perfil do líder e suas competências, mas também diz respeito ao perfil da equipe e ao contexto organizacional em que ocorre.

Você já parou para pensar por que você percebe o mundo de forma diferente do seu colega de trabalho? Que fatores podem influenciar nossas escolhas e percepção do mundo? Como somos percebidos?

Existem dois processos que nos fazem enxergar o mundo à nossa volta:

Sensação  & Percepção

É por meio desses dois processos que sentimos e interpretamos o mundo. É captando o mundo, sentindo emoções e interpretando-o de acordo com a forma, que o percebemos e criamos comportamentos observáveis. Cada pessoa interpreta o mundo de forma diferente.

A percepção é o resultado de experiências que são afetadas por diversos fatores, como a família em que fomos criados, pessoas com quem nos relacionamos e até o ambiente em que estamos inseridos.

A percepção de uma pessoa sempre estará condicionada à experiência e às suas expectativas e será influenciada por alguns fatores, entre eles destacamos dois: valores pessoais e modelos mentais.

Teste sua percepção:

O que você visualiza nesta imagem:

Clique aqui e confira a resposta

Aqui todas as alternativas estão corretas! Nossas percepções são resultados das nossas experiências, informações e valores pessoais.

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Valores pessoais

É o conjunto de crenças que norteia nossas ações e comportamentos no que se refere à relação com outras pessoas e com o ambiente em que vivemos.

Cada pessoa tem uma priorização de valores, ou seja, uma hierarquia. Imagine se você tivesse que escolher os cinco valores de que você não abre mão em sua vida? Você teria uma listagem, certo? E seu colega outra! E isso pode fazer muita diferença entre o seu comportamento e o dele numa mesma situação.

Quando estamos em um ambiente em que nossos valores pessoais estão em sinergia e coerência com os valores de outras pessoas, temos uma sensação de felicidade e de amparo. Porém, em ambiente ou com pessoas com valores diferentes dos nossos, em dissonância, podemos ter conflitos de valores e desconforto.

Identificar quais são os valores que norteiam sua carreira e vida pessoal é importante, pois por meio desses valores você fará escolhas de profissão, amigos, viagens, religião e até de organizações em que atuará.

Para um líder, saber identificar quais são seus valores e aqueles que conduzem os seus colaboradores permitirá direcionar ações com significado para as pessoas, garantindo uma equipe coesa, capaz de atingir resultados superiores.

A proposta é que você reflita sobre quais são seus valores essenciais e os transforme no pilar de sua carreira e vida. Abaixo, há uma extensa lista de palavras/valores que podem ajudá-lo a escolher os que considera mais importantes. Limite sua escolha a, no máximo, 5 a 8 valores.

  • ABERTURA
  • ACOLHIMENTO
  • ABNEGAÇÃO
  • ABRAÇO
  • ACONCHEGO
  • AFABILIDADE
  • ALEGRIA
  • AMIZADE
  • AMOR
  • ÂNIMO
  • ASSERTIVIDADE
  • AUXÍLIO
  • BELEZA
  • BENEVOLÊNCIA
  • BOM-SENSO
  • BONDADE
  • BRANDURA
  • CALMA
  • CANDURA
  • CAPRICHO
  • CARIDADE
  • CARINHO
  • CASTIDADE
  • CLAREZA
  • COERÊNCIA
  • COMPADECIMENTO
  • COMPAIXÃO
  • COMPREENSÃO
  • CONCILIAÇÃO
  • CONCÓRDIA
  • CONFIANÇA
  • CONSIDERAÇÃO
  • CONSOLAÇÃO
  • CONSTÂNCIA
  • CONVICÇÃO
  • CORAGEM
  • CRIATIVIDADE
  • DEDICAÇÃO
  • DELICADEZA
  • DESAPEGO
  • DESPRENDIMENTO
  • DESTEMOR
  • DETERMINAÇÃO
  • DEVER
  • DEVOÇÃO
  • DIGNIDADE
  • DINAMISMO
  • DISCERNIMENTO
  • DISCRIÇÃO
  • DOAÇÃO
  • DOÇURA
  • ENTENDIMENTO
  • ENTERNECIMENTO
  • ENTUSIASMO
  • EQUILÍBRIO
  • ESCUTA
  • ESPERANÇA
  • ESPIRITUALIDADE
  • ESPONTANEIDADE
  • EXPRESSÃO
  • FELICIDADE
  • FIDELIDADE
  • FORTALEZA
  • FRANQUEZA
  • FRATERNIDADE
  • GENEROSIDADE
  • GENTILEZA
  • GRATIDÃO
  • HARMONIA
  • HONESTIDADE
  • HUMILDADE
  • IGUALDADE
  • IMAGINAÇÃO
  • INDULGÊNCIA
  • INTEGRIDADE
  • INTERIORIDADE
  • JUSTIÇA
  • LEALDADE
  • LEVEZA
  • LIBERDADE
  • LOUVOR
  • MANSIDÃO
  • MEDITAÇÃO
  • MEIGUICE
  • MISERICÓRDIA
  • MODERAÇÃO
  • MODÉSTIA
  • MORALIDADE
  • OBEDIÊNCIA
  • ORDEM
  • PACIÊNCIA
  • PARTILHA
  • PAZ
  • PERDÃO
  • PERFEIÇÃO
  • PERSEVERANÇA
  • PERSISTÊNCIA
  • PIEDADE
  • PLENITUDE
  • PRECAUÇÃO
  • PROGRESSO
  • PROSPERIDADE
  • PRUDÊNCIA
  • PUREZA
  • PURIFICAÇÃO
  • RECONHECIMENTO
  • REDENÇÃO
  • RENÚNCIA
  • RESIGNAÇÃO
  • RESPEITO
  • RESPONSABILIDADE
  • RESSONÂNCIA
  • SABEDORIA
  • SENSATEZ
  • SERENIDADE
  • SILÊNCIO
  • SIMPATIA
  • SIMPLICIDADE
  • SINCERIDADE
  • SOLIDARIEDADE
  • SUBMISSÃO
  • TERNURA
  • TOLERÂNCIA
  • TRANQUILIDADE
  • TRANSPARÊNCIA
  • UNIÃO
  • VALOR
  • VERDADE
  • VIGILÂNCIA
  • VONTADE

Aqui estão as palavras que você escolheu. Organize-as por ordem de prioridade. Mais à frente no seu curso você entenderá a importância desses valores.

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Modelos Mentais

Segundo Peter Seng, “os modelos mentais são mecanismos internos de uma pessoa em que essa tenta explicar, a si mesma e aos outros, como funciona o mundo real”. Ou seja, o modelo mental é a interpretação da realidade que cada indivíduo tem do mundo. Cada pessoa tem seu próprio modelo mental baseado em experiências passadas, pressupostos, generalizações ou mesmo crenças arraigadas que influenciam a forma como vemos e agimos no mundo.

O desafio é que a maioria dos modelos mentais é inconsciente e, dessa forma, muitas vezes agimos de determinada maneira sem sabermos exatamente o motivo. Eles acabam interferindo em todas as nossas ações. São as razões por trás das nossas ações.

Trata-se de uma interpretação pessoal da realidade que tem um papel importante em nossa mente. Podem ser estórias ou imagens que existem na mente de uma pessoa, no aspecto mais íntimo e profundo, e que dizem respeito à maneira como esse indivíduo percebe sua própria existência.

Um modelo mental tem impacto no comportamento de uma pessoa. Quando estamos em posição de liderança, não é diferente! Observando as empresas e a forma como cada líder age, podemos entender a importância de trazermos à tona os modelos mentais, que condicionam o comportamento de liderança. Observe alguns exemplos a seguir.

MODELO MENTAL

IMPACTO NO COMPORTAMENTO DO LÍDER

O líder deve ser responsável por todos os resultados em uma empresa.

  • Proatividade, iniciativa e senso de responsabilidade.
  • Centralização, culpa e dificuldade de delegar.

O líder acredita que criatividade é um dom divino que somente alguns indivíduos possuem.

  • Rotula indivíduos como criativos e não criativos e pode não incentivar a criatividade coletiva.
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Motivação e Comprometimento

Motivação 

A palavra "motivo" pode ser encontrada em dicionários como "algo que impulsiona um indivíduo a atuar de alguma maneira". Logo, o estudo da "motivação" compreende essencialmente o estudo "da direção e persistência da ação". Outra conceituação está relacionada à “conduta em termos dos objetivos a serem perseguidos”.

Podemos afirmar que uma pessoa possui dois pilares relacionados à motivação: a motivação extrínseca e a motivação intrínseca. A motivação extrínseca é quando se dá devido a um estímulo externo ao trabalho em si. Pode ser algo material, como dinheiro, ou intangível, como uma promoção. Tal motivação, embora atenda às nossas necessidades, tem caráter passageiro ou temporário. Ou seja, depois de algum tempo, será necessária uma nova motivação. Por exemplo: você foi promovido ao cargo de líder de uma empresa. A sensação é muito boa, e você desejava muito esse reconhecimento, porém, após três anos na função, você provavelmente almejará outro cargo.

Já a motivação intrínseca tem um caráter mais interno ao indivíduo, sendo inerente ou inata de uma pessoa e que não precisa de influência externa para acontecer. É o motivador pessoal mais eficaz de uma pessoa e é muito impulsionada pelos valores internos, crenças e personalidade de cada pessoa. Os motivadores intrínsecos incluem ações como aprender a tocar um instrumento por conta própria, pintar um quadro ou escrever um livro.

É interessante utilizar como base o conceito de Abraham H. Maslow da teoria das necessidades para entender em que estágio de necessidade o indivíduo se encontra e, assim, entender o seu grau de percepção em relação aos fatos. Maslow apontou uma hierarquia de cinco necessidades básicas. Todos os indivíduos têm necessidades segundo a teoria, da maior (base da pirâmide) à menor (topo). Essas necessidades básicas são:

Fonte: http://medaacademy.com.br/as-06-necessidades-humanas/.

Maslow indicou que o menor nível de insatisfação em hierarquia monopolizará a consciência do indivíduo. Imagine que você tenha uma necessidade muito presente de amizade e está em uma empresa onde seu local de trabalho é isolado ou tem baixa socialização. Você estará com sua necessidade atendida? Não! Logo, a sua motivação pode estar influenciada por essa necessidade não atendida. Uma vez satisfeita, essa necessidade é esquecida e substituída por outra necessidade de nível superior.

Quando estamos em papel de liderança, devemos ficar atentos às necessidades de nossos liderados. Quanto mais conseguirmos apoiá-los em suas necessidades, mais motivados eles podem ficar. Entender as necessidades dos membros da equipe faz com que o líder direcione cada colaborador de forma personalizada e única.

Comprometimento

Comprometimento é o ato de agir em prol do que nos propomos a fazer. Trata-se do alinhamento entre fatores internos de cada indivíduo e seus comportamentos. Uma pessoa comprometida se esforça para sempre honrar seus compromissos. A responsabilidade caminha com comprometimento e, portanto, uma pessoa que demonstra baixa responsabilidade com suas tarefas e com as pessoas à sua volta, provavelmente, demonstrará também baixo comprometimento.

Ser comprometido no ambiente de trabalho vai além de cumprir suas tarefas e jornada diárias. É ter atitudes e comportamentos congruentes com o crescimento da empresa. Podemos dizer que é “vestir a camisa” da empresa.

Quando os líderes conseguem que seus liderados se sintam comprometidos com o trabalho, eles serão participativos e agirão para além dos “muros” da empresa. Proporão melhorias e ações de apoio à empresa para potencializar os resultados.

O comprometimento desenvolve-se naturalmente. Acredita-se que as pessoas necessitam estar comprometidas com algo que faça sentido em suas vidas. O comprometimento dos liderados tem consequências no bem-estar e no comportamento destes na empresa.

Quando pensamos em carreira, devemos inferir que o comprometimento é determinante para que o profissional alcance o sucesso. Somos resultado de nossas ações: profissionais que demonstram comprometimento com a carreira e com a empresa se destacam no mercado e são requisitados, pois unem ingredientes essenciais para um desempenho excepcional.

DIÁLOGO

Cinco dicas para aumentar seu comprometimento:

Foco: mantenha-se focado do início ao fim e anote sempre suas dúvidas.

Participação: expresse sua opinião de forma clara e coerente.

Proatividade: vá além das suas funções e atividades, ajude seus colegas de trabalho e o seu líder.

Pense como “dono”: se você fosse o dono da empresa em que trabalha, como agiria?

Ética: faça o certo, mesmo quando ninguém estiver vendo.

Seguindo essas dicas na vida profissional e acadêmica, o sucesso será uma questão de tempo!

CONTO DO PORCO E DA GALINHA

Esta história consegue traduzir, de forma engraçada e reflexiva, a diferença entre envolvimento e comprometimento:

 

História adaptada de: http://agile.pub/assuntos-diversos/o-conto-do-porco-e-da-galinha-ou-do-tender-e-do-peru/.

 

Por que o porco está comprometido, e a galinha somente envolvida?

Clique aqui e confira a resposta

O conto retrata o diálogo entre o porco e a galinha sobre uma brilhante ideia da galinha de abrirem um restaurante chamado “Pernil e Ovos”. O porco recusa a proposta, pois ele estaria comprometido com o negócio, e a galinha estaria apenas envolvida. O Porco daria a vida pelo restaurante, já a galinha daria algo que não precisaria de sacrifícios.

Pense nisso: você vai trabalhar em um projeto que é o sonho da sua vida. Vai preferir estar cercado de pessoas que querem fazer e acontecer a sua ideia, ou vai preferir aquelas que apenas fazem por fazer ou, ainda, desistem na primeira dificuldade?

 

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Relacionamento Interpessoal

Comunicar-se de maneira eficaz é uma arte que bem poucos dominam. A maneira como nos comunicamos define o tipo de relacionamento que queremos estabelecer com as pessoas do nosso convívio. Em nossos relacionamentos, utilizamos a comunicação verbal e a não verbal. Seja no trabalho, em família ou na sociedade, expressamos abertamente nossos pensamentos e interesses verbalmente. A comunicação não verbal ou a linguagem corporal – o tipo de contato visual, um aperto de mão, a postura em uma cadeira quando participamos de uma reunião, a posição das mãos e braços, a forma como cruzamos as pernas –, todos esses e outros movimentos representam sinais que são facilmente observáveis e que, de alguma maneira, refletem sentimentos das partes envolvidas em uma conversa. Torna-se, portanto, importante tomar consciência de como a comunicação não verbal pode transmitir os sentimentos e as intenções das pessoas. A qualidade dos relacionamentos e da comunicação no ambiente de trabalho determina o sucesso dos resultados. A comunicação é a base das relações interpessoais. Os problemas na comunicação entre o líder e os membros da sua equipe, frequentemente, geram distorções que dificultam os relacionamentos. Mas, sobre comunicação, conversaremos com mais detalhes em tópico específico. Aguarde mais um pouquinho!

Você já teve oportunidade de observar como o comportamento e o humor do seu chefe influenciam no clima do seu setor de trabalho? O comportamento do líder tem um papel determinante na configuração do clima organizacional, que é formado pelas relações no ambiente de trabalho. O líder é responsável por fomentar, estimular, desenvolver e aperfeiçoar as relações interpessoais, criando o ambiente adequado à realização das atividades e dos objetivos organizacionais. O fato é que os líderes não podem prescindir de determinadas competências. Manter um clima sadio nas relações interpessoais é indispensável para a formação de equipes eficazes.

O líder é o maestro da orquestra que precisa estar bem ajustada e integrada para que o conjunto produza resultados (melodias) que encantem a todos. Como maestro, o líder precisa conhecer cada membro da sua equipe – o que os motiva, o que valoriza, quais são seus talentos, quais são suas limitações –, criando desafios que os valorizem. Um colaborador desestimulado, sentindo-se subaproveitado e desqualificado, contribui para um ambiente de trabalho negativo, que contamina todos os demais da equipe.

Quando a equipe tem pessoas mal humoradas, amargas, insatisfeitas, sentindo-se desprestigiadas, as relações acabam se tornando pouco amistosas e distantes. São as pessoas em cooperação que farão a diferença na empresa, criando um clima de trabalho propício ao desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

O líder precisa convergir todas as forças em uma única direção, e isso somente é possível em um ambiente de parceria e cooperação. Trabalhar em um ambiente de camaradagem, parceria, com pessoas alegres e satisfeitas com o que realizam, é o que boa parte dos profissionais procura. Mais que um bom salário, as pessoas buscam um ambiente de trabalho em que cada um possa realizar seus desejos pessoais e profissionais, em um clima amistoso e tranquilo. O bom clima organizacional é um dos fatores que mais elevam a motivação e, por consequência, a produtividade.

Isso não significa que não ocorrerão conflitos no ambiente de trabalho. Quando as posições divergentes são discutidas de forma saudável e construtiva, podem gerar ideias e resultados extraordinários. Mas os conflitos não controlados podem frustrar os esforços da equipe e prejudicar os resultados a serem alcançados.

Quando surge um conflito fora de controle, a equipe fica “patinando” no mesmo lugar e acaba perdendo o foco do trabalho. Em algumas situações o conflito surge de uma ideia criativa. Nesse caso, é fundamental a interferência do líder, fazendo com que o grupo se reoriente em prol do objetivo comum a ser alcançado. É preciso que o líder busque a racionalização das emoções. Como? Uma ideia é fazer perguntas ao grupo: onde queremos chegar? O que estamos buscando atingir? Outra forma é buscar o posicionamento de um especialista no tema para solucionar os impasses, ou mesmo fazer pesquisas sobre o assunto discutido. Poderá também optar por experimentar uma das ideias apresentadas. O importante é impedir que a discórdia prejudique o progresso da equipe. De toda maneira, o conflito pode ser uma ocasião de ajustes e definições importantes para a continuidade do trabalho de forma cooperativa e colaborativa.

Provocação

Se sabemos que os conflitos são comuns no cotidiano das empresas, em que temos pessoas com experiências e valores diversos e com opiniões diferentes, por que os conflitos são vistos pelos líderes como algo negativo? Divergir é algo tão ruim assim? Você acredita que os conflitos podem ser bons?

As dificuldades de alguns líderes para lidar com conflitos é tão grande que preferem jogar o problema para debaixo do tapete e fazer de conta que está tudo bem. Mas essa atitude pode ser um dos maiores obstáculos ao progresso da equipe. Os conflitos que são pessoais ou têm raízes em “queda-de-braços” podem ser muito destrutivos. Se o líder não enfrentar a situação por medo de ofender alguém, o conflito não resolvido piorará, paralisando toda a equipe, que não conseguirá avançar para a tarefa seguinte.

Quando falamos em conflito, vem logo à nossa mente a palavra negociação. Quer queiramos ou não, a negociação faz parte da nossa vida. Desde criança negociamos. Negociamos continuamente com todas as pessoas que nos cercam.

Vamos lá! Pense em cinco importantes decisões de sua vida. Qual delas você decidiu sozinho? A maioria? Apenas uma? Nenhuma?

Possivelmente, poucas ou nenhuma delas. E sabe por quê? Quando tomamos decisões importantes, frequentemente buscamos a opinião daquelas pessoas que convivem de perto com a gente. De alguma forma, essas pessoas serão também afetadas pelas consequências das decisões tomadas.

Muitas vezes conduzimos o processo de negociação de forma inadequada, o que nos leva a resultados que não desejávamos e a experimentar ressentimentos. Conheça a história contada por Steve Sullivan, transcrita logo a seguir. Veja a estratégia que ele usou para resolver os impasses em sua empresa.

“Quando nós e nossa agência de publicidade ‘empacamos’ em relação ao sentido criativo de um anúncio, testamos o anúncio no mercado... Sempre que há discordância, a decisão é transferida para o consumidor. E tanto nós como a agência aceitamos o que ele decidir... Houve (apenas) algumas situações assim, três nos últimos três anos, e acabamos fazendo de nosso jeito ou do jeito proposto pela agência, baseando-nos sempre nas respostas do consumidor. E tanto nós quanto a agência estamos satisfeitos com esse jeito (de resolver as coisas), porque isso nos ajuda a atingir nossos objetivos.” Steve Sullivan.

A todo tempo o líder está negociando com seus superiores, com sua equipe, com o cliente. Saber decidir, negociar e agir é essencial para um líder.

Provocação

Você tem facilidade para negociar com seus pares? Como anda sua capacidade de negociação? Você se considera um bom negociador?

Saber negociar é uma característica que pode diferenciar um profissional no mercado?

Com certeza! Em um mundo globalizado, de mudanças frequentes e com alta competitividade entre as empresas, saber negociar é fundamental para o sucesso ou insucesso dos negócios organizacionais. Por isso, há uma enorme demanda por profissionais que tenham facilidade em negociar.

Como não há soluções mágicas para nosso cotidiano de mudanças frequentes, instável, incerto e conflituoso, precisamos, antes de tudo, compreender a realidade e relativizar pontos de vista. O diálogo e a negociação são as saídas estratégicas para manter a harmonia necessária no ambiente de trabalho.

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