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Neste capítulo estudaremos

A certificação surgiu como um instrumento que assegura a implantação do SGQ de forma satisfatória, obedecendo aos requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 9001: 2015.
É importante compreender a diferença entre implementação e certificação da ISO 9001. Uma organização pode adequar seus processos à norma e implementá-la. Somente com a norma implementada é que a organização pode buscar uma certificação, a partir da contratação de um órgão ou empresa específica e independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação está compatível com a norma e, assim, buscar o certificado.
A certificação é, atualmente, um importante instrumento de competitividade diante o mercado, sendo um diferencial que garante uma série de benefícios à organização.
O certificado tem validade de 3 anos e, posteriormente, deve ser renovado. Há, também, auditorias semestrais, a fim de conferir se os requisitos da norma estão sendo atingidos.
A certificação possui algumas etapas (BATISTA, 2018):
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» Comprometimento da alta administração: a direção tem o dever de estar consciente das dificuldades de implementação da norma e dos investimentos necessários para tal, tanto os recursos financeiros para consultoria, treinamento da equipe e da certificação, quanto o investimento de tempo destes colaboradores.
» Seleção de um coordenador: este deve ter conhecimento de todo o processo para a implementação da norma, além de ter boa comunicação e interlocução com as diversas esferas de colaboração da organização, desde a alta direção, passando pela gerência e dos colaboradores gerais.
» Formação de um comitê: com responsabilidade de análise crítica periódica do SGQ implementado.
» Treinamento: importante para mudar a forma de atuação das pessoas na organização.
» Elaboração e divulgação da política da qualidade: que expressa o comprometimento de toda a organização.
» Adesão dos colaboradores: uma organização só consegue a eficácia de um SGQ com o comprometimento de todos os envolvidos.
» Desenvolvimento de plano e grupos de trabalho: como as ações para se implementar a norma exigem recursos e tempo, o plano permite um melhor ordenamento e acompanhamento da implementação da norma, e o grupo de trabalho é importante para envolver a todos os funcionários.
» Treinamento: importante para que todos estejam alinhados para que as operações do processo sejam realizadas de forma a garantir a qualidade deste e dos produtos e serviços resultantes.
» Manual de qualidade: já citado anteriormente, o manual de qualidade é importante para orientar a auditoria de certificação.
» Auditoria interna: com tudo alinhado, é importante a formação de auditores internos para a realização de auditorias que assegurem a conformidade da organização em relação à norma.
» Ações corretivas: para melhoria dos indicadores do sistema.
» Certificação: por fim, após selecionada a empresa certificadora, esta deverá alinhar em uma pré-auditoria todas as conformidades impostas pela norma para, em seguida, realizar a auditoria oficial de certificação da organização.
Quanto tempo demora para se obter uma certificação da ISO 9001?
O tempo para uma organização se certificar depende de muitas questões: a quantidade de funcionários, o porte, o tipo de empreendimento, o envolvimento dos funcionários e direção, o levantamento dos documentos necessários, entre outros muitos fatores. Por isso, não há como se definir esse tempo, mas podemos dizer que o comprometimento da organização para que seja implementada a norma é que garante que esta será realizada no menor tempo possível!
Isso significa também dizer que qualquer empresa, de qualquer porte, pode sim implementar a norma e buscar a certificação. Atualmente, há diversas ferramentas e formulários que facilitam as orientações para se buscar essa certificação.
Não há exigência da legislação brasileira em relação à certificação da norma ISO 9001, com exceção para algumas empresas pertencentes ao Pólo industrial de Manaus, Amazonas. Entretanto, as próprias relações comerciais ditam a necessidade de se obter a certificação ou não no mercado. Quando falamos do mercado externo, principalmente, a certificação é praticamente obrigatória para que haja a comprovação da qualidade dos produtos e serviços.
O selo de qualidade é dado como símbolo da finalização do processo de certificação, e possui as mais diversas formas. A figura 13 mostra um exemplo de selo que vemos para identificar a certificação.
Figura 13. Selo de Empresa Certificada pela norma ISO 9001: 2015.
Fonte: <https://www.aec.com.br/Site/AeC/38/certificacoes>. Acesso em: 17/5/2019.
Atualmente, as empresas que buscam implementar e, posteriormente, certificar-se de que possui um Sistema de Gestão de Qualidade, conforme a norma ISO 9001:2015, contam com o auxílio de aplicativos e softwares que orientam e ajudam no acompanhamento e na gestão completa do cumprimento de todos os requisitos exigidos por esta norma, automatizando toda a tomada de decisões e gestão completa das ações. Esses softwares podem ser utilizados por colaboradores dos mais diversos setores de uma organização, o que facilita o alinhamento e a comunicação interna de toda a equipe para o cumprimento dos requisitos necessários.
Dificuldades na certificação
Embora falamos até aqui das vantagens e de todo o processo – relativamente e teoricamente – simples para se implementar e se certificar em relação à norma ISO 9001, é importante ressaltar que há desafios e barreiras nas organizações que, muitas vezes, são difíceis de serem quebradas e acabam inviabilizando um bom Sistema de Gestão de Qualidade numa organização.
Muitas empresas que, inclusive, implementam o SGQ, apesar de esforços, acabam não mantendo-o, e entre os principais fatores estão: a dificuldade financeira para manter capacitações e melhorias, a falta de comprometimento dos gerentes e direção, burocracia excessiva, falta de treinamento adequado e resistência às mudanças dentro de uma organização por parte dos colaboradores e gerência (MAEKAWA et al., 2013).
Conforme esses mesmos autores, as organizações focam no percurso até a conquista da implementação da norma, entretanto, ignoram os mecanismos para mantê-la como parte integral e sustentável da organização, incorporando-a efetivamente à sua cultura e estrutura.
Os custos para se buscar a certificação, com auditorias e empresas certificadoras, além do tempo despendido e funcionários dedicados para que a organização se adeque à norma, praticamente inviabilizam a aplicação desta em pequenas empresas, por exemplo, onde, ao contrário do que se pensa, a viabilidade de se conseguir uma certificação é menor, pelos fatores já citados.
É interessante pensar também no fato de que, geralmente, quando uma organização busca alinhar-se à qualquer norma ligada ao sistema de Gestão Integrada (que são complementadas com o Sistema de Gestão Ambiental e o de Saúde e Segurança), por exemplo, a ISO 9001 é, geralmente, a primeira a ser adotada, então toda a documentação e mudança nos processos começa do zero (MAEKAWA et al., 2013).
Podemos então sintetizar alguns motivos pelos quais as organizações podem perder sua certificação (SANTOS, 2017):
» Inadimplência: caso a organização não cumpra o acordo com as empresas certificadoras terceirizadas, por exemplo.
» ISO inadequado da certificação: como não respeitar o uso restrito das logomarcas da ISO, INMETRO, ABNT etc.
» Reincidência de não conformidades: observadas nas auditorias externas de manutenção e/ou atualização do certificado.
» Denúncia/reclamação: caso clientes (e outros) realizem denúncias que façam isso ocorrer.
» Opção: por decisão da organização.
INMETRO
É importante conhecermos um pouco mais sobre o instituto criado na década de 1970 que é fundamental para a certificação em Gestão de Qualidade.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro é uma autarquia federal que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), ligado ao órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO)”. (BERNARDO, 2017)
Criado em 1973 para substituir o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), com o intuito de auxiliar no fortalecimento do mercado nacional e as empresas nacionais, oferecendo mecanismos para estas empresas terem melhorias de qualidade dos seus produtos e serviços, aumentando sua produtividade e eficiência.
Cabe, então, ao INMETRO (BERNARDO, 2017):
O INMETRO, ainda que seja o órgão gestor do Sistema Brasileiro de Certificação, tem também um papel fundamental para a certificação das organizações. A certificação de conformidade consiste em atestar que produtos, processos e serviços atendem aos requisitos das normas ligadas a família ISO 9000. Além do INMETRO, essa certificação é feita por entidades credenciadas, conhecidas como organismos de certificação.
Estes organismos devem ser independentes, ou seja, sem relações comerciais e pessoais com a organização a ser certificada, e têm o objetivo de atestar publicamente que esta organização e/ou seus produtos, serviços ou processos estão em conformidade com o que atesta os requisitos exigidos específicos.
Os organismos credenciados precisam estar de acordo com os princípios do Sistema Brasileiro de Certificação (SBC) e com os critérios do INMETRO para tal atividade. Um exemplo conhecido e importante de organismo certificador é a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que já citamos anteriormente. Assim como a ABNT, os demais organismos também podem fazer acordos com outras organizações estrangeiras para que a certificação tenha validade internacional.
A certificação é muito importante pois é um documento que comprova fisicamente o atendimento às conformidades e aos requisitos do SGA. Com este documento, as organizações passam a ter melhoria na sua imagem – frente ao mercado e às partes interessadas em geral –, aumento da confiança de clientes e fornecedores, facilitando com isso a melhoria da competitividade, o acesso a novos mercados, valorização da marca e do marketing desta organização e redução de custos.
Vantagens à parte com a concorrência, a certificação facilita a busca por investimentos de terceiros e de empréstimos, graças à confiança adquirida e melhoria da imagem desde clientes, colaboradores até o governo e a sociedade como um todo (BERNARDO, 2017).
A globalização e a importância da certificação internacional
Com a globalização dos mercados, o reconhecimento internacional da qualidade de uma organização é importante para que esta tenha pretensões de expansão e acesso ao mercado internacional. Sem a certificação, no entanto, as empresas passam por grandes dificuldades para esse enquadramento do mercado internacional, de diversas exigências, encontrando uma barreira técnica, que farão com que as organizações devam se certificar em outros países em busca de mercado, sendo o custo disso muito maior do que a busca por uma certificação local com convênios internacionais.
Para que essa certificação seja padronizada internacionalmente, há os chamados Acordos de Reconhecimento Mútuo, que diminui as barreiras técnicas existentes, especialmente as reavaliações de países importadores, considerados como a maior barreira pela Organização Mundial do Comércio (OMC) (BERNARDO, 2017).
Para essa cooperação, o INMETRO tem papel importante como organismo interlocutor com as certificadoras internacionais. Ele estabelece e busca manter os acordos com os demais membros. Segundo Bernardo (2017), “com esses acordos, os resultados dos ensaios e calibrações realizados pelos laboratórios acreditados pelo INMETRO passam a ser aceitos pelos demais organismos de acreditação signatários”, e estes devem divulgar às atividades reguladoras, às indústrias e importadores, a fim de promover a confiança para quem se utiliza destes resultados.
Quem acredita os organismos de certificação é a Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação (Dicor), que engloba três modalidades: produtos, pessoas e sistemas de gestão. A Dicor reconhece a competência das Certificadoras na sua capacidade de avaliar a conformidade das organizações na execução de produtos, sistemas de gestão, pessoas, processos ou serviços e, para isto, pode utilizar programas de acreditação, estabelecidos em Normas que devem ter seus requisitos atendidos.
A Dicor acredita as certificadoras baseado em requisitos de normas internacionais para diferentes avaliações de conformidade (BERNARDO, 2017):
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ABNT NBR ISO/IEC 17065 para Organismos de Certificação de Produtos.
ABNT NBR ISO/IEC 17021 para Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão.
ABNT NBR ISO/IEC 17024 para Organismos de Certificação de Pessoas.
Entre os principais acordos internacionais entre o INMETRO e outros órgãos certificadores mundiais estão: